São Paulo, Brasil, 14 de setembro de 2025.
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Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez.
Blog Escritas e Narrativas.
5. O DISCURSO PEDAGÓGICO ENTRE A ARTE E A CIÊNCIA
É nítida nesses casos a referência a diretrizes que compõem o que o discurso pedagógico produz na escola e é incorporado pela sociedade e pelos gestores e especialistas de educação. A ênfase em uma “pedagogia de resultados” é clara e incide sobre o discurso difundido pelos professores acerca dos seus objetivos, metas e resultados alcançados no exercício da sua docência e na realidade vivenciada no cotidiano escolar.
ALMEIDA (1986:123-24), que analisa em seu trabalho as redações de professores em concursos públicos, compôs um texto-síntese intitulado O educador e a sua missão de educar que traz as imagens sobre a função docente que são atribuídas pelos professores. Essas imagens denotam que “a missão do professor é tarefa árdua, mas com carinho, amor e compreensão, tudo estará resolvido. O professor deve doar a sua vida, entregar-se de corpo e alma à sua nobre missão, sem esperar recompensas, mas com estoicismo e abnegação. O educador deve mirar-se no exemplo de Cristo, o educador maior, e o aluno deve ver no professor seu modelo, seu ídolo, seu herói. O professor deve amar seus alunos como a seus próprios filhos. Da juventude de hoje, depende o Brasil de amanhã. Lembre-se, mestre, o aluno precisa mais de seu amor do que de sua sabedoria”.
A leitura dessas imagens, principalmente após a discussão no curso sobre o texto de Max Weber (“A ciência como vocação”. In: Ensaios de Sociologia. 5a ed. São Paulo: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1982. p. 154-183) se deu de forma demasiadamente intrigante, pois são um contraste do professor enquanto um sacerdote, que está exercendo uma maternidade e é um profeta para seus alunos, exemplificado por Jesus Cristo, “o educador maior” .
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Continua na próxima postagem!
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