São Paulo, Brasil, 14 de setembro de 2025.
Instagram: @escritasenarrativas
Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez.
Blog Escritas e Narrativas.
2. O DISCURSO PEDAGÓGICO ENTRE A ARTE E A CIÊNCIA
CORDEIRO (2002: 21) ilustra bem o que intentamos nessa indagação ao afirmar que “o discurso pedagógico não apresenta razões em torno do seu referente – ‘é porque é’ – e se vale de uma pretensão da cientificidade para se legitimar. Dessa maneira, resolvem-se os problemas da informatividade, do interesse e da utilidade, já que, ‘se a fala do professor informa’. ‘logo, tem interesse e utilidade’: pelo mero contato com o professor, o aluno pode dizer que sabe, isto é, que aprendeu, perdendo-se de vista os elementos reais do processo de ensino e aprendizagem (...). Na medida em que o discurso pedagógico, de acordo com Bourdieu, veicula modelos de conduta, ‘algo que deve ser’, ele adquire legitimidade, garantindo a si próprio e à instituição em que se origina, a escola, num mecanismo circular de autolegitimação (Op. Cit. ORLANDI, 1983: 17).
A essas proposições acerca da produção e disseminação do discurso pedagógico, corrobora-se a definição do seu autoritarismo, na medida em que se impõe e se auto-legitima, de forma autônoma e estanque da prática pedagógica e incide sobremaneira na ação educativa promovida pelo professor e no imaginário social sobre a escola.
O imaginário caricatural difundido na sociedade, acerca do discurso pedagógico latino-americano, por exemplo, pode ter sua clarividência em novelas como Rebeldes, Carrossel e em seriados como Chaves, que tem conexão com o imaginário social da escola brasileira – sendo transmitidos na rede de televisão aberta do país –, que produz novelas como Malhação e séries como a Escolinha do Professor Raimundo. Todos esses programas citados trazem seu cotidiano vivenciado na escola. São retratos importantes que compõem um “currículo cultural” sobre o qual se ramifica e incide sobre a sociedade o discurso pedagógico caracterizando a escola.
(...)
Continua na próxima postagem!
Gratidão pela leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário