domingo, 14 de setembro de 2025

1. O Discurso Pedagógico entre a Arte e a Ciência

 

São Paulo, Brasil, 14 de setembro de 2025.

Instagram: @escritasenarrativas

Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez.

Blog Escritas e Narrativas.

 

1. O DISCURSO PEDAGÓGICO ENTRE A ARTE E A CIÊNCIA

 

Para a confecção desse trabalho vincularemos as discussões e análises acerca do discurso pedagógico entre a arte e a ciência, que foram difundidas ao longo desse primeiro semestre na disciplina Introdução à Pesquisa Educacional ministrada pela Profª Carlota Boto às proposições apresentadas sobre a produção desse discurso no segundo semestre de 2006, na disciplina Questões de Teoria do Ensino, ministrada pelo Prof. Jaime Cordeiro.

Para NAGLE (1976: 12) “talvez um bom caminho para preparar uma introdução ao discurso pedagógico se encontre numa classificação geral da literatura pedagógica. Uma vez indicadas algumas de suas características mais marcantes será possível encontrar os primeiros elementos para um estudo sobre o discurso pedagógico que permitam situar suas falhas e deformações”.

A essa primeira aproximação da análise do discurso pedagógico, devemos considerá-lo enquanto produção de uma linguagem difundida nas ciências da educação que tem como exponencial maior, a Pedagogia. Mas, suas convergências são evidenciadas e produzidas também no cotidiano escolar, como por exemplo, na difusão do mito do bom aluno, de que as crianças pobres não conseguem aprender, na idéia de que os alunos bagunceiros e rebeldes são maus alunos, de que o ensino tradicional deve ser superado por um ensino novo e inovador, etc. Mas, como se produz e se difunde esse discurso?

 

(...)

Continua na próxima postagem!

Gratidão pela leitura!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre príncipes: dos maquiavélicos aos pequenos

São Paulo, Brasil, 1 5  de setembro de 2025.  Instagram: @escritasenarrativas Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez. Blog  Escritas e...