segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Antes Empreguetes e agora Donas de Si (de mim)

 

São Paulo, Brasil, 15 de setembro de 2025.

 Instagram: @escritasenarrativas

Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez.

Blog Escritas e Narrativas.

 

1. E VOAM OS ANOS E A MEMÓRIA ENCURTA

 

Antes Empreguetes e agora Donas de Si (de mim)

 

Lembrar da novela Cheias de Charme (2012) com a “Saga das Empreguetes” em que Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond) se encontram, formam amizade e se unem pelo sonho de cantar (e encantar em suas histórias de amor a conquistar) formando as Empreguetes que desafiam o legado de Chayene (Cláudia Abreu)  e se apresentam como novo sucesso das paradas no programa diário de rádio Bom Dia, Dona Maria" do radialista Gentil Soares (Gustavo Gasparani) alcançando o seu auge com o prêmio de "a mais pedida de três".

 

A memória dessa novela em que ficou em xeque a nossa existência do fim do mundo em 2012 pois não compreendíamos o final de um ciclo do calendário maia. E hoje com Taís Araújo sendo Raquel Acioli (Vale Tudo), Leandra Leal e Isabele Drummond estrelando seus trabalhos e Cláudia Abreu interpretando Filipa (Dona de Mim).

 

Aliás, é sobre isso, que fala o texto: As Donas de Si, com Clara Moneke em Dona de Mim (Leona), Bella Campos em Vale Tudo (Raquel Acioli), Gabz em Mania de Você (Viola) e Duda Santos em Garota do Momento (Beatriz) personificando o protagonismo da mulher negra na atualidade dentro do contexto da teledramaturgia brasileira dando abertura à juventude (com a qual o mercado de trabalho deveria dar mais espaço também).

 

Rostos e sorrisos que na pretitude e negritude podemos enxergar na beleza ética e estética da mulher brasileira onde já ouvíamos com Dona Ivone Lara (com uma voz e presença histórica e cultural 100% Dona de Si) Um sorriso negro, um abraço negro traz....felicidade. Negro sem emprego, fica sem sossego. Negro é a raiz da liberdade..Negro é uma cor de respeito. Negro é inspiração. Negro é silêncio, é lutonegro é...a solidão! Negro que já foi escravo. Negro é a voz da verdade. Negro é destino é amor..Negro também é saudade.. (um sorriso negro !)”. E é isso e muito mais! A quem quiser, bora chegar, comentar e assim podemos nos falar! Aumente o seu ponto também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre príncipes: dos maquiavélicos aos pequenos

São Paulo, Brasil, 1 5  de setembro de 2025.  Instagram: @escritasenarrativas Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez. Blog  Escritas e...