São Paulo, Brasil, 14 de setembro de 2025.
Instagram: @escritasenarrativas
Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez.
Blog Escritas e Narrativas.
3. CAMINHANDO, PESQUISANDO E CANTANDO
O que é ciência? CHAUI (2001) aponta que são três as principais concepções de ciência ou de ideais de cientificidade são: o racionalista; o empirista; e o construtivista.
Advindo do pensamento grego até o final do século XVII o Racionalismo indica que a ciência é um “conhecimento racional dedutivo” (CHAUI, 2001: 113). É, então, capaz de provar a partir de seus próprios enunciados e resultados uma verdade necessária e universal. Concebe a ciência como uma sistematização de postulados, definições e axiomas. As propriedades e natureza de seu objeto, e de demonstrações, evidenciam as relações de causualidade que regem o objeto investigado.
O Empirismo pressupõe a ciência como uma “interpretação dos fatos baseados em observações e experimentos que permitem estabelecer induções que, ao serem completadas, oferecem a definição do objeto, suas propriedades e suas leis de funcionamento” (CHAUI, 2001: 113/14). Sua origem remete-se à medicina grega e o pensamento aristotélico até o final do século XIX. A perspectiva empírica incide sobre uma teoria científica resultante da observação e de experimentos, valendo-se da experiência não apenas para a confirmação de conceitos, mas para a produção dos mesmos.
A terceira perspectiva apontada, a Construtivista, tem seu início no século XX. Sua concepção “considera a ciência uma construção de modelos explicativos para a realidade e não uma representação da própria realidade” (CHAUI, 2001: 114). Aponta-se para a idéia de um conhecimento que se apresenta como passível de correção e aproximativo. Seu objeto de conhecimento é fruto de uma construção intelecual-lógica e a partir de experimentos, que não apresenta uma realidade em si, mas o modelo estruturante e dos modos que funcionam uma dada realidade, promovendo uma explicação sobre o que foi observado acerca de seus fenômenos. Trata-se não de uma realidade integral, mas uma realidade aproximal que possa vir a ser corrigida, de acordo com a adequação de sua fenomenologia.
A proposta de abordar diferentes perspectivas de ciência é promover uma critica em torno das abordagens de senso comum e dissimuladas em torno do conhecimento científico.
(...)
Continua na próxima postagem!
Gratidão pela leitura!