São Paulo, Brasil, 14 de setembro de 2025.
Instagram: @escritasenarrativas
Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez.
Blog Escritas e Narrativas.
4. CAMINHANDO, PESQUISANDO E CANTANDO
Elas foram apresentadas por CHALMERS (1993) em seu texto O que é ciência afinal? (Inditivismo: Ciência como conhecimento derivado dos dados da experiência) onde o autor aponta as seguintes concepções de senso comum sobre a ciência que são difundidas e aceitas socialmente. São elas:
“Conhecimento científico é conhecimento provado. As teorias científicas são derivadas de maneira rigorosa da obtenção dos dados da experiência adquiridos por observação e experimento. A ciência é baseada no que podemos ver, ouvir, tocar, etc. Opiniões ou preferências pessoais e suposições especulativas não têm lugar na ciência. A ciência é objetiva. O conhecimento científico é conhecimento confiável porque o conhecimento é provado objetivamente” (CHALMERS, 1993: 23).
Diferentemente dessas abordagens a introdução ao conhecimento científico que indicam perspectivas de senso comum como a “ciência enquanto conhecimento provado” ou ainda que “o conhecimento científico é conhecimento confiável porque o conhecimento é provado objetivamente”, o curso de Introdução à Pesquisa Educacional, ministrado pela Professora Carlota Boto, indica a construção do conhecimento impregnada pelo rigor científico e com as influencias de nossa subjetividade em torno do objeto sobre o qual nos debruçamos sem nos distanciarmos da rigorosidade necessária e da epistemologia que deve compor a construção do conhecimento científico.
(...)
Continua na próxima postagem!
Gratidão pela leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário