São Paulo, Brasil, 06 de setembro de 2025. Instagram: @escritasenarrativas
Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez. Escritas e Narrativas.
Crônica do dia sobre futebol (ainda a alegria do povo)
Na estreia do futebol (norte)americano em setembro de do ano passado (2024), o Philadelphia Eagles venceu o Green Bay Packers por 34 a 29 em jogo que também aconteceu na Neo Química Arena, como agora em 2025, e que marcou a estreia da principal liga de futebol americano no Brasil. E, para coroar a boa estreia no Brasil, a equipe do Philadelphia Eagles foi campeão da temporada da NFL ano passado. A expectativa desse ano é que o feito se repita e que do duelo entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs, que resultou em 27 a 21, na noite desta sexta-feira (5 de setebro), na Neo Química Arena, em São Paulo, possa nascer um campeão novamente.
E os “swifties”? Os fãs de Taylor Swift queriam vê-la no telão pois era iminente a presença da cantora internacional em um camarote acompanhando a partida do seu noivo Travis Kelce, jogador do Kansas City Chiefs. O dia ficou marcado por essa expectativa na programação da TV Globo e nas redes sociais. Mas, ela não veio.
Quem veio foi o futebol (norte)americano que parece que veio para ficar no Brasil. Interessante essa proposta de disseminar e aumentar a evidência e a abrangência com a presença da Liga de Futebol (norte)americano tanto no Brasil quanto em outros países internacionalmente.
Sobre o futebol (norte)americano é apenas para clarividenciar que o eixo norte ainda está ligado à prática da modalidade desse futebol intrinsecamente e que a ideia hegemônica de que o que é estado-unidense unifica uma noção de americano deve ser sempre repensada pois temos uma América pluralista e diversificada em que um futebol americanizado também é o do touchdown, pontuação mais alta do futebol (norte)americano, mas onde jogar na rua também é futebol em nosso continente. Viva la América siempre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário