sábado, 13 de setembro de 2025

5. Escalem a Seleção Latino Americana de Todos los Pueblos

                     São Paulo, Brasil, 13 de setembro de 2025.

Instagram: @escritasenarrativas

Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez.

Blog Escritas e Narrativas.

 

5. ESCALEM A SELEÇÃO LATINO AMERICANA DE TODOS LOS PUEBLOS

Texto adaptado do livro de nossa autoria 

Pedagogia do Brasil Marginal.

 Publicado pela Editora MultifocoRio de Janeiro em 2014

 

Na quinta-feira, 18 de junho de 2008 depois de passar quarta-feira, pela primeira vez irei a uma festa Afro do Carlitos. Vocês conhecem o Batman? Nunca vimos, porque não estamos em Gotham City, mas vale a penar lembrar como Gilberto Gil em Tropicália Panis Et Circensis. Obá! E a música melhor ainda é com Clara Nunes no canto dos 3 povos - que são 3 raças também. Negro ecoou o canto do Recanto do Palmares. E canta de dor!

E as festas estão com Maria Bethânia como também com Bjørnstjerne Bjørnson Culturas da escola: as festas nas escolas públicas paulistas (1890-1930). Desde os Analles. Desde a festa da Revolução Francesa como máquina! 

Ponteio! Ponteio, quem me dera agora eu tivesse a viola para cantar! E o Carlitos? Caia a tarde feito um viaduto e um bêbado trajando luto, me lembrou Carlitos! Canta a juventude equilibrista! Sabe que o show de todo artista tem que continuar! Meu Brasil que canta a volta do Irmão do Henfil, de tanta gente que partiu.

Festa do povo! Pedagogia de resistência anarquista e quilombola. Efervescência coletiva. A festa da vida. Currículo Intertranscultural da Festa da Escola Cidadã. Assimcomo a abelha do Karl Marx com José Mário Pires Azanha. Ele nos deixou, mas seu legado está vivo. Até mesmo com o nosso Dewey: José Mário Pires Azanha : uma introdução à suas idéias no campo educacional  com a Adélia Prado que já encarou o seu amigo Nietshze.

O Prof. Azanha poderia estar anos 2000! E o Nietshze estava lá para ensinar as etimologias de economia e educação! E ainda era aluno! Professor aluno! Aluno professor! E as etimologias são objeto de estudo de López Quintás e de Píndaro Sinatra Simba. Que tanto no Orkut nos encontramos!  Nem que atirem do alto! Nem que atirem no peito, da luta não me retiro. E perdi parte desse texto na rede. Não sois máquina, homem e mulher é que sois! Dá-lhe Charles Chaplin!

Feminista? Não, um menino de 7 anos que ouvia a música de Lupicínio Rodrigues no CD Carnavália – Eneida conta a história do Carnaval em 1974: Carnavália, com Albino Pinheiro, Nuno Roland e Paulo Marquez. Teatro Opinião – e seguindo a canção: Se acaso você chegasse no meu chatô e encontrasse, aquela que já hum lhe abandonou. Será que tinha coragem de contar nossa amizade, para ela que já hum lhe abandonou? Eu falo porque essa moça já no mora no meu barraco, à beira de um regato. De dia, me lava a roupa, de noite me beija a boca, assim nós vamos vivendo de amor. De dia me lava a roupa? E porque não lava junto e beija na boca junto? Sem esquecer de fechar a torneira, é claro! Ah, e se tem que lavar a roupa, não tem que ter prazer. Dá-lhe a luta de mulheres que como Naomi Campbel expõem a opressão do patriarcado mundial e se manifestam frente a ela pela igualdade de gêneros em nossa sociedade. Eu acredito é na luta da mulherada também! 

O ecologismo? Só uma vontade de abraçar a árvore! Paulo Freire? Apenas reli no livro O Crepusculário, algumas de suas referências como Mounieur e lembrei das histórias de sua vida que sempre devemos estudar mais. E conversar também na sombra de uma mangueira. Também namorar! Por quê não?

Leiam também para as crianças O menino que lia o mundo de Carlos Rodrigues Brandão (que assinou o livro para Fernanda Montenegro do Embu das Artes na Semana da Educação de 2006). E mesmo de quando no Recife ele quis conversar com o ladrão que estava na sua casa. Hoje é muito difícil que isso aconteça e outro dia para se libertar de um sequestro foi com um machado que o rapaz fugiu. Cuidado ao atravessar na esquina.

Socialista? O homem nasce nômade. Vira sedentário. Começam as cruzadas. Talvez depois de uma Terceira Guerra Mundial voltemos aos primatas e sejamos mais uma vez todos comunitários, como já alertou o Leonardo Boff.

E acho mais legal assumirmos que o ser humano possa gostar de meninos e meninas e assumir a pluralidade de gêneros. E ficarmos na calçada pintando com giz! Mas, tudo bem, acho que estou gostando de novo de alguém e é de ti que não me esquecerei.

Ouvi emocionado Ninguém te ama como eu no Pacaembu somente à luz de velas! Inesquecível! Foi em 2007 e está no YouTube! Então deixe que todo mundo se ame! Ninguém te ama como eu, ela, tudo junto como nós estamos aqui agora! Que todos possamos comungar juntos, foi assim que Ele ensinou!  

...

Continua na próxima postagem ainda hoje a sua leitura...

Gratidão pela sua visita e até breve!

 

Contatos:

Instagram: @escritasenarrativas

E-mail: escritasnarradas@gmail.com

WhatsApp: (11) 93071-0075

A quem interessar podemos fazer (na modalidade online no primeiro momento) Palestras, Workshop, Mini Cursos e Oficinas versando sobre Escritas e Narrativas além de contribuir para a Iniciação à Escrita de Crônicas e tecer suas opiniões sobre a realidade atual expressando a sua opinião a partir da socialização de narrativas sobre aspectos da Cultura, Educação e Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre príncipes: dos maquiavélicos aos pequenos

São Paulo, Brasil, 1 5  de setembro de 2025.  Instagram: @escritasenarrativas Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez. Blog  Escritas e...