sábado, 13 de setembro de 2025

4.Escalem a Seleção Latino Americana de Todos los Pueblos

                                   São Paulo, Brasil, 13 de setembro de 2025.

Instagram: @escritasenarrativas

Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez.

Blog Escritas e Narrativas.

 

4. ESCALEM A SELEÇÃO LATINO AMERICANA DE TODOS LOS PUEBLOS

Texto adaptado do livro de nossa autoria 

Pedagogia do Brasil Marginal.

 

Publicado pela Editora Multifoco, Rio de Janeiro em 2014

 

O poeta pena! O cobrador pena! O doutor pena! A gente pena! Quando cai o pano! O pano cai! Minha vida inteira é meu dia inteiro! Meus dilúvios imaginários ainda faço no chuveiro! Minha mamadeira de leite em pó é cerveja gelada na padaria! E se antes – bem antes – um pedaço de maçã. Hoje eu quero a fruta inteira. E da fruta eu tiro a polpa. Da pu... (que na etiomologia da palavra é pura, como dito na peça Soltando o Verbo, de Zé Carlos de Andrade que assisti no Embu das Artes com a Fernanda Montenegro da Casa de Cultura do Santa Tereza) eu tiro a roupa. Da pura posso tirar sua roupa se assim ela permitir. Não é Não! Sempre!

Que me atirem do alto e me atirem no peito. Da luta não me retiro. E que um 7x1 tira lágrimas mas resistimos! Todos os lugares que eu trabalhei – ou tentei – e tantas coisas aprendi com oportunidade que me deram. Escola de Aplicação, Núcleo de Consciência Negra, Instituto Paulo Freire, Ação Educativa, Grupo de Apoio à Criança com Câncer, A Cor da Letra, UNESCO-Ministério da Saúde, Móbile, Criarte, Sociedade Ecológica Amigos do Embu, Creche Recanto Belo! Sentado à beira do caminho. Preciso acabar logo com isso! Preciso lembrar que eu existo! Viva eu! Viva tu! Viva o rabo do tatu! Elzas e Nitas! Nordeste para o Conselho Mundial das Igrejas!

Que os amigos não se desamparem, se preparem! O que eu quero mais é ser rei! Timão, Pumba! Quando o Pumba era um filhote. Ele é o porco e você pode ser também. Torna-te o que tu és Píndaro! Tal como o Simba de Píndaro Sinatra nos apresenta!

Carrossel, Entre duendes e fadas, Punk levada da breca. Óia o trem!  Todos odeiam o Chris! Viva o Cirilo. Viva o Chaves (do México para o Brasil! O da Venezuela cantou: Adeus amor, eu vou partir! Ah, eu vou me embora!) Viva Evo Morales! (Muito legal aquela do Futebol na altitude! E a Argentina levou 6 com o Maradona de técnico! Mas, estava na África! E a final poderia ser até Brasil x Argentina! Aguenta coração com Galvão em 2026 no SBT!) Viva Quico! Viva o Chico!

Com carinho e atenção que eu aprendi muito com eles e elas. Eu tu eles. Eu, eu mesmo e Irene. Não só no dia 12 de junho que foi em 1993 com o show do Evair. O porco Viola virou palmeirense. Mas, como o Valentines Day que lutou pelo matrimônio em tempos de direito romano. Comunidade presente! E o império romano tornou religião oficial! Last Kiss.

Do dia que a Terra parou! O PCC saiu! A Banda de Chico Buarque parou. Gostamos de meninos e meninas. Parou o Super Cine. Tela Quente depois do Zorra Total. Juiz/juíza/bandido/bandida. Nardoni/Suzane/Ordem ou progresso. E nada de tempo perdido. Temos todo o tempo do mundo. Somos tão jovens.

De Chauí à Saliva do Marabu! Do dia em que Bjørnstjerne Bjørnson pensou Língua Absolvida de Elias Canetti. Tão fragmentada desde a Torre de Babel. Não há de ser que essa amizade vá ter esse desfecho tão cruel que tiveram porque se desentenderam aqueles que pretenderam fazer a Torre de Babel.

Que pega fogo seu shopping no Rio de Janeiro. Chora Jamanta. E Karina Barum vai depois ter amor pelo telefone com Maurício Matar pelo telefone em mais uma penitenciária da Rede Record. Essa novela foi legal que ainda contou com Paulo Nunes e Marcelinho Carioca em casal que dividia o Timão e o Porco nas alianças. Foi legal!

Em 1999! MARCOS NO GOL! Foi na festa da escola onde tudo começou eu olhei pra ela e ela me olhou. Eu ainda não entendo porque tudo acabou. Moro na Estrada da Posse. A de Itapecirica! A de Campo Limpo! A Kizaemon Takeuti! DP da Berrini! E eu descendo na Estrada do M’ Boi Mirim. Carandiru virou Parque da Juventude! Com escombros do inferno dos homens e as mulheres presas ali ao lado. Escalar a árvore é crime? Cadê o guia? E que tal ouvir funk no piano? Funk erudito! Procura no youtube!

Sendo sempre eterno enquanto durou. E aprendi sempre. E o legal é isso, sempre se conectar e querer se aprender com o outro. O mundo não é. O mundo está sendo. O dia do prato chegou! Assim como veio, acabou!

...

Continua na próxima postagem ainda hoje a sua leitura...

Gratidão pela sua visita e até breve!

 

Contatos:

Instagram: @escritasenarrativas

E-mail: escritasnarradas@gmail.com

WhatsApp: (11)93071-0075

A quem interessar podemos fazer (na modalidade online no primeiro momento) Palestras, Workshop, Mini Cursos e Oficinas  versando sobre Escritas e Narrativas além de ensinar a escrever Crônicas e tecer suas opiniões sobre a realidade atual expressando a sua opinião a partir da  socialização de narrativas sobre aspectos da Cultura, Educação Social e Educomunicação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre príncipes: dos maquiavélicos aos pequenos

São Paulo, Brasil, 1 5  de setembro de 2025.  Instagram: @escritasenarrativas Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez. Blog  Escritas e...