São Paulo, Brasil, 13 de setembro de 2025.
Instagram: @escritasenarrativas
Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez.
Blog Escritas e Narrativas.
Nosso Memorial
Fazendo uma breve apresentação pessoal voltada principalmente para a nossa vida escolar. Daniel Rodrigues Hernandez é o nosso nome, nascido em agosto de 1986, na cidade de Aracaju, na região nordeste, mas sendo adotado com 12 dias, tendo encaminhamento jurídico-institucional e familiar desde a gravidez da nossa mãe biológica e vin do morar na região sudeste do Brasil.
Moramos em São Paulo, capital de 1986 a 1995. Estudei na Educação Infantil na Escola Nossa Senhora do Carmo e no Ensino Fundamental I, no Colégio Leseur.
No estado do Paraná, na cidade de Jaguariaíva, moramos de 1996 a 1999 estudando o nosso Ensino Fundamental II no Colégio Positivo.
Na Estância Balneária de Ilha Comprida, litoral de São Paulo, vivemos de 1999 a 2004, estudando o nosso Ensino Médio na Escola Estadual Judith Santan’na Diegues.
Retornando para São Paulo, capital, em fevereiro de 2004, após sermos aprovados na 1ª chamada da Fundação para o Vestibular (FUVEST) para o curso de Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).
A escrita narrada em nosso Memorial a ser entregue ao Doutorado em Educação na Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP) inicia-se no ano de 2002 com a nossa inserção no Projeto JovemPaz: construção intercultural da paz e da sustentabilidade para estudarmos Jornal Escolar, sendo realizada uma formação geral enquanto Educador Social e uma formação específica de Educomunicação, com o Jornal e a Rádio Escolar. Com a realização do projeto pelo Instituto Paulo Freire tendo o financiamento da Petrobrás, temos o primeiro contato com a Filosofia da Educação Freiriana, o que nos leva a escolher o curso de Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).
Transpondo as barreiras do vestibular e a nossa origem de estudante de escola pública mudamos em 2004 de Ilha Comprida, na região do Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo, para a capital do estado morando inicialmente no Jardim Ângela e, já estudando na FEUSP, realizamos a nossa mudança para o Centro Residencial da Universidade de São Paulo (CRUSP) no segundo semestre de 2004 e ingressamos na mesma época como Auxiliar Técnico-Pedagógico no Instituto Paulo Freire.
Saindo do Instituto Paulo Freire em outubro de 2005, iniciamos a nossa pesquisa de Iniciação Científica na FEUSP, sob a orientação da Professora Doutora Maria Clara Di Pierro, com a pesquisa “As necessidades educativas dos jovens dos assentamentos rurais do estado de São Paulo: balanço das políticas públicas recentes”, financiada pela Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FAFEUSP), entre os anos de 2005 e 2006, alcançando a premiação de Menção Honrosa no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo de 2006 (SIICUSP).
Após a pesquisa, concluímos o nosso curso de Pedagogia em 2007 concomitantemente à nossa formação de Aprimoramento em Pedagogia Hospitalar pelo Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer e o Instituto de Oncologia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo (GRAACC/IOP-UNIFESP) concluída em 2008, sendo essa importante formação que inicia a nossa inserção nos estudos de do Doutorado em Educação na UNIFESP, a qual apresentamos o nosso projeto de pesquisa nesse semestre.
Entre 2011 e 2013 pesquisamos o Projeto JovemPaz no Mestrado na Linha de Pesquisa de Linguagem e Educação da FEUSP, defendendo a nossa dissertação no dia 14 de agosto de 2013 “Cultura, Educação Social e Educomunicação no Projeto JovemPaz: Memória e Ecopedagogia”, sob a orientação da Professora Doutora Nilce da Silva.
Entre 2013 e o atual ano de 2025 trabalhamos desde a Educação Infantil até o Ensino Superior privado, dando aula de História da Educação Brasileira na modalidade de Educação à Distância (EAD) na Faculdade Santa Terezinha. Trabalhamos desde bebês de 6 meses até adultos em processo de alfabetização com 72 anos, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), passando pelas modalidades de Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.
Nossos últimos trabalhos foram como Auxiliar de Desenvolvimento de Educação Básica (ADEB) em Carapicuíba na EMEF Professor Argeu Silveira Bueno, desde 2019 e concluindo no ano de 2024 até julho com atuação também na cidade de Carapicuíba na Secretaria de Saúde atendendo os munícipes e recepcionando com atendimento humanizado no Pronto Socorro da Cohab II e na Policlínica além de fazer a distribuição de insumos com os equipamentos de saúde da cidade no Almoxarifado/Suprimentos. Destacando aqui os elogios na Ouvidoria da Saúde com a consequente ausência de reclamações na Ouvidoria dos munícipes de Carapicuíba, ainda que em meio a epidemia de dengue nesse ano e lembrando de que na pandemia de Covid-19 o nosso desdobramento para todo o trabalho social na EMEF Argeu na Cohab V foi realizado garantindo a distribuição de cestas básicas e de apostilas de estudos bem como estar à disposição da comunidade escolar além de fazer Formação de Professores voluntária via Google Meet para subsidiar e sustentar seu desenvolvimento teórico e pedagógico para prestar o Concurso de Professores em Carapicuíba em 2021. Com a nossa inserção no Programa de Doutorado em Educação esperamos aprimorar o nosso trabalho articulando aos nossos estudos o nosso desenvolvimento acadêmico e profissional lembrando que temos disponibilidade integral à pesquisa a partir do ano que vem em 2026 (caso haja aprovação) tendo como Rede de Apoio meu pai, minha mãe e minha companheira Andreia que estão motivados e irmanados nessa inscrição no Processo Seletivo da UNIFESP, visando também pleitear as bolsas de estudo da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), Centro Nacional de Pesquisas (CNPQ) e que, porventura, tiver também na própria UNIFESP em que visamos ingressar no Doutorado em 2026.
A nossa escolha do objeto de pesquisa se dá pelo nosso engajamento em espaços políticos, sociais e culturais, como o Centro de Teatro do Oprimido (CTO), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Grande São Paulo, o Coletivo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes, na zona leste de São Paulo, a Casa de Cultura Santa Tereza, no Embu das Artes, o Sarau da Cooperifa, a Fábrica de Cultura do Jardim São Luís onde trabalhamos como Auxiliar de Leitura e Pesquisa entre 2013 e 2014, bem como no ano de 2022 assumindo a função de Coordenador Educacional no SESI-SP trabalhando com o atendimento socioemocional dos alunos, alunas, professores e profissionais do SESI dando suporte a tentativas de suicídio e atendimento psicológico diário dos adolescentes que estavam somatizados em situações de saúde mental muitas vezes decorrentes de situações pós-traumáticas da pandemia de Covid-19.
A nossa trajetória profissional e acadêmica promove encontros e uma profícua convivência com o universo do público de Educação de Jovens e Adultos como no Núcleo de Consciência da Universidade de São Paulo (NCN-USP) e o Centro de Qualificação Profissional de São Bernardo do Campo (CQP-SBC), assim como o Instituto Paulo Freire (IPF) aprendendo a lidar e conviver com as questões da Educação de Jovens e Adultos em sua Alfabetização que apareceram pela primeira vez em nossos estudos acadêmicos na pesquisa de Iniciação Científica – que nos referimos anteriormente – onde estudamos como se dão as relações de gênero no âmbito da juventude rural.
As razões que nos levam a prestar o Doutorado são a maturidade acadêmica e intelectual que acreditamos ter alcançado em 2025 onde completamos 21 anos de docência e o objetivo de defender uma tese mediante o referencial teórico da Educação investigando a nossa aderência fica aqui explicitada devido aos nossos estudos desde a Graduação em Pedagogia na FEUSP incidindo nossas pesquisas na área de narrativas e memórias, o que se deu no TCC e na Dissertação de Mestrado.
Uma grande referência para a nossa inserção nos estudos das Memórias e Narrativas no campo da História Oral da História da Educação foi a Professora Doutora Dislane Zerbinatti Moraes com quem estudamos e foi a nossa primeira motivação pelas suas aulas e pesquisas para estudarmos Narrativas e Memórias, principalmente na sua indicação de leitura do texto Memória, Esquecimento e Silêncio, de Michael Pollak na disciplina que cursamos no curso de Pedagogia da FEUSP no primeiro semestre de 2007 de Memórias, Romances de Formação e Autobiografias e o Estudo das Questões Educacionais, por ela ministrada. Dentro desse alicerce acreditamos que em 2025 alcançamos uma bagagem de trabalhos na Educação Formal, Não-Formal e Informal, constituindo experiências que podem estruturar o nosso desenvolvimento dentro do Doutorado, consolidando a nossa formação enquanto pesquisador para dar continuidade às nossas pesquisas e nos candidatar à docência universitária.
Referente ao conceito de Memórias do MOVA-SP (Movimento de Alfabetização de Adultos) enquanto exercício da cidadania é importante destacar e salientar a fundamental contribuição do Instituto Paulo Freire (IPF) na minha formação acadêmica e profissional, trabalhando com os Professores Doutores Paulo Roberto Padilha, Ângela Biz Antunes, Sônia Couto e Salete Valesan Camba, além da convivência com o Professor Titular da FEUSP Moacir Gadotti e o filho de Paulo Freire Lutgardes Costa Freire. Organizadores do Projeto JovemPaz e referências profissionais desde o meu primeiro trabalho registrado CLT que dão bagagem depois dos anos de 2004 e 2005 à toda minha pesquisa acadêmica e relações culturais, sociais e humanas, lembrando que com uma possível aprovação no doutorado e consequente avaliação da nossa orientação o objetivo é convidar alguém do IPF para a banca de qualificação e defesa com os quais as vivências alfabetizadoras no Movimento de Educação de Jovens e Adultos alicerçadas pela presença do legado freiriano constituem a minha vida de pesquisador.
Minhas expectativas em relação ao doutorado na UNIFESP são as melhores possíveis tendo em vista toda a nossa preparação desde a nossa defesa de mestrado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) no dia 14 de agosto de 2013. Tendo se passado 12 anos de lá para cá, com o nosso possível ingresso em 2026 no Doutorado em Educação na UNIFESP, ensejamos alicerçar campos conceituais com os quais já trabalhamos na instituição desde a nossa formação e atuação no Grupo de Apoio à Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) com a nossa formação enquanto Aprimorando em Pedagogia Hospitalar no Instituto de Oncologia Pediátrica (IOP), como já citamos, anteriormente, nesse Memorial. Sendo que, a nossa tese abre as perspectivas de defesa de um trabalho com um ineditismo no campo de estudos acerca das Memórias do MOVA-SP colocando a alfabetização enquanto exercício de cidadania sobre o qual esperamos nos debruçar (caso haja a aprovação) nos próximos 4 anos de Doutorado na UNIFESP, privilegiando a nossa pesquisa e aprendizado para os próximos 48 meses.
Contatos:
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E-mail: escritasnarradas@gmail.com
WhatsApp: (11)93071-0075
A quem interessar podemos fazer (na modalidade online no primeiro momento) Palestras, Workshop, Mini Cursos e Oficinas versando sobre Escritas e Narrativas além de ensinar a escrever Crônicas e tecer suas opiniões sobre a realidade atual expressando a sua opinião a partir da socialização de narrativas sobre aspectos da Cultura, Educação Social e Educomunicação.
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