terça-feira, 9 de setembro de 2025

Ninguém deveria morrer com 11 anos ou Uma semana do Blog Escritas e Narrativas

 São Paulo, Brasil, 09 de setembro de 2025. Instagram: @escritasenarrativas

Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez. Escritas e Narrativas.

Crônica do dia sobre política (entre esquerda e direita que vigore a sensatez)

Celebramos hoje uma semana do Blog Escritas e Narrativas que propomos aqui exatamente socializar nossos escritos e pensamentos. Falamos sobre futebol, novela e política, mas, sobretudo, sobre a vida. E ela está em xeque em nosso planeta. Um assassinato de uma menina de 11 anos (talvez aquela bandeira enorme dos Estados Unidos na Avenida Paulista fosse uma alusão ao 11 de setembro dessa quinta-feira) em uma escola de Pernambuco (deveria parar o julgamento no STF que se retoma hoje e revermos a “Educação” em nossas escolas. Alícia Valentina sofreu morte cerebral em decorrência das agressões. Parece (impressão apenas) que é mais importante condenar uma ex-presidente que todos sabemos que será condenado exatamente porque o atual já foi (revanchismo? Será?) do que empreender todos os esforços para um trabalho de Educação para a Paz nas escolas sobrepondo a ideologia da violência (desculpa cultura eu não consigo hoje).

Uma possibilidade é o Projeto JovemPaz: construção intercultural da paz e da sustentabilidade, realizado pelo Instituto Paulo Freire com o financiamento do Programa Geração da Paz da Petrobrás, entre os anos de 2002 e 2004, nas comunidades do Morro Doce (São Paulo-SP), Rochdalle (Osasco-SP) e na região do Vale do Ribeira (Ilha Comprida, Iguape e Barra do Ribeira) no litoral sul de São Paulo. Oferecendo Oficinas de Formação Específica de Jornal e Rádio Escolar com Grêmio Estudantil e Oficinas de Formação Geral com Agenda 21 e Carta da Terra, Cultura da Paz e Sustentabilidade e Cultura, Política e Educomunicação, o Projeto foi o nosso tema de Mestrado na Linha de Pesquisa de Linguagem e Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) defendido em 14 de agosto de 2013 e raison d’être (razão de ser) de estarmos aqui hoje em manifesto, em luto, mas sempre em Luta!!

Não temos tempo para nos resignar e só posso oferecer toda a nossa solidariedade à família de Alícia Valentina. E, por aqui, não podemos deixar essa morte em vão. É preciso organização e engajamento, pois, desde a Chacina da Candelária (dada toda a proporção e a repercussão do caso na época de um genocídio orquestrado) ainda não paramos de enterrar as nossas crianças enterradas. Celebramos sim uma semana de um blog que está aqui à serviço de uma reflexão sobre o país e o mundo, mas que não vamos nos calar jamais. Toda força ao estado de Pernambuco (terra de Paulo Freire), à família de Alícia Valentina e à Escola Municipal Tia Zita, em Belém do São Francisco, no sertão de Pernambuco…

Alícia... Presente!!

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2025/09/08/menina-de-11-anos-morre-apos-ser-espancada-por-colegas-em-escola-de-pe.htm



Um comentário:

  1. Ao me deparar com essa essa triste notícia, me veio logo a preocupação com minha neta Luiza, que também tem 11 anos. Ela mora comigo e eu tenho todo o cuidado ao enviá-la para a escola, bem como, em participar das questões pedagógicas. Pensamos que nossas crianças estão seguras e acolhidas, dentro de um espaço que tem a função de zelar por elas, mas ao contrário, elas estão a mercê de uma violência sem razão. O que teria feito a pequena menina, para ser espancada até a morte? Nada justifica uma atitude tão covarde, de jovens delinquentes , que certamente foram encorajados por status, sem ter noção das consequências causadas. Uma vida ceifada e a dor de uma família em lágrimas. Que a história de outras crianças, não tenha o mesmo fim trágico que dá pequena Alícia.

    ResponderExcluir

Sobre príncipes: dos maquiavélicos aos pequenos

São Paulo, Brasil, 1 5  de setembro de 2025.  Instagram: @escritasenarrativas Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez. Blog  Escritas e...