sexta-feira, 12 de setembro de 2025

A Ceccopedagogia da Arborescência Conectiva

                             São Paulo, Brasil, 12 de setembro de 2025. 

                            Instagram: @escritasenarrativas

Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez. 

Escritas e Narrativas.

 A CECCOPEDAGOGIA DA ARBORESCÊNCIA CONECTIVA

1. Introdução e Justificativa

A Ceccopedagogia da Arboressência Conectiva nasce no bojo de um (re)encontro existencial de uma realidade fragmentada em que a minha experiência de arte-educador estava sobrepujada e esquecida sem lembrar da importância dos meus trabalhos e formações sendo concebida e preconizada enquanto uma proposta ceccopedagógica na perspectiva testemunho-vivencial.

Me apresentando um pouco, sou inicialmente um Educador Social e Educomunicador formado pelo Instituto Paulo Freire (IPF) com o Projeto JovemPaz: construção intercultural da paz e da sustentabilidade entre 2002 e 2004, com o financiamento do Programa Geração da Paz da Petrobrás. Saindo do Vale do Ribeira entre 2004 e 2007 venho para São Paulo, capital, fazer Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Entre 2007 e 2008 faço o Aprimoramento em Pedagogia Hospitalar no Instituto de Oncologia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo (IOP-UNIFESP) gerido pelo Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer (GRAACC). E, no âmbito da conclusão da minha formação acadêmica até aqui, entre 2011 e 2013, realizei o Mestrado em Linguagem e Educação também na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

Participando desde 2023 da Oficina Escritas e Narrativas no espaço do CECCO Guarapiranga as experiências por nós testemunhadas e vivenciadas traduzem um caleidoscópio de emoções que nos fazem reencontrar de uma realidade fragmentada como já citada anteriormente após 2 anos com intervalos e pausas em que os trabalhos da nossa inserção não dialogavam com a Arte-Educação.

Com o nosso último retorno e a necessidade de um norte traduzimos a Pedagogia do CECCO primeiro como uma Arboressência Conectiva em que nos reconhecemos cada um de nós como arbor (árvore em latim) na nossa árvore como natureza humana, sendo cada um de nós semelhante como seres humanos, mas cada um e cada uma com sua essência. Essência essa que sempre podemos expressar no CECCO (Centro de Convivência e Cooperativa) criado durante a Gestão da Prefeita Luísa Erundina no final dos anos 1980 e começo dos anos 1990. Espaço esse pensado como potência de livre expressão e criação e que vêm sendo mantido por seus profissionais acolhendo fraternalmente os seus usuários.

E, por último a proposta de uma Ceccopedagogia, pois além da Pedagogia esse binômio, traduz uma proposta de Arte-Educação única em que as expressões e vivências são de fato pensadas para serem apresentadas livremente acolhendo, ouvindo, escutando e propondo uma Arboressência Conectiva intrínseca às suas relações onde somos sujeito individual e coletivo em sua indissociabilidade como bem nos lembra Boaventura de Souza Santos que afirma que “temos todos o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza. Mas, temos todos o direito de ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza.” Sendo que podemos assim vislumbrar o encontro da Pedagogia de Paulo Freire com a Luta Antimanicomial presente em Nise da Silveira. Que possamos sonhar sempre, “no mundo que não é, mas sim no mundo que está sendo” freireano no profundo e eterno Museu do Inconsciente de Nise em que sempre podemos nos descobrir e nos encontrarmos.

 

2. Objetivos

Objetivo Geral

· Levar às unidades do CECCO de São Paulo-SP a experiência da Ceccopedagogia vivenciada por nós no CECCO Guarapiranga desde 2023 na Oficina Escritas e Narrativas no espaço do CECCO propiciando uma experimentação da Ceccopedagogia da Arboressência Conectiva como espaço de dialogicidade, livre expressão, liberdade de criação em que cada encontro através da Arte, Cultura e Natureza nossas arboressências conectivas são tecidas em redes em que a abordagem ceccopedagógica traduz em práxis potente de compreender e buscar na saúde mental a melhor expressão do que traduz os nossos sentimentos naquele momento.

Objetivos Específicos

· Construir a partir das vivências da Ceccopedagogia da Arboressência Conectiva uma Rede a partir dos Encontros em cada CECCO de São Paulo-SP tecendo laços de Arte, Cultura e Natureza de maneira sustentável a partir de uma Cultura de Paz e Sustentabilidade alicerçada em documentos como Agenda 21 e Carta da Terra;

· Pesquisar possibilidades de Redes Conectivas no âmbito da Economia Solidária consolidando e aprimorando espaços já existentes ramificando os seus galhos na perspectiva da Ceccopedagogia da Arboressência Conectiva em redes ainda mais amplas que possam ser mais sólidas e ainda mais rentáveis em suas relações econômicas e solidárias;

· Garantir que as expressões no âmbito da Arte, Cultura e Natureza no contexto da Ceccopedagogia da Arboressência Conectiva sejam ainda mais aprimoradas no contexto de uma Luta Antimanicomial em que estamos todos inseridos em cada CECCO ampliando o espaço terapêutico, de reflexão e auto-reflexão promovendo a construção e a tessitura das Redes de Convivência e Cooperativa;

· Potencializar com Saraus, folguedos, apresentações e nos Fóruns da Ceccopedagogia da Arboressência Conectiva os espaços de exposição e diálogos em torno de tudo que é construído pelos participantes.

 

3. Metodologia

A Metodologia dos Encontros da Ceccopedagogia da Arboressência Conectiva consiste em um primeiro encontro de sensibilização e boas-vindas em que três árvores feitas em cartolina são apresentadas sendo colocados como retângulos recortados previamente de folhas sulfite colados enquanto frutos em cada árvore a serem plantados e semeados simbolicamente na primeira árvore de Quais são os nossos problemas e por que estamos aqui?, na segunda árvore: Onde queremos chegar em nossos encontros e quais objetivos a serem traçados e almejados em nossas atividades? e, finalizando, com a terceira árvore: Como fazer para chegarmos lá e alcançarmos nossos objetivos?, apresentando possíveis caminhos em nossos encontros, instrumentos, meios e as atividades possíveis em que a nossa Ceccopedagogia da Arboressência Conectiva possa dar frutos ao longo do caminho conectando as nossas Redes Presenciais de acordo com a dialogicidade de cada encontro em que, a partir do traçado e consolidado no primeiro encontro possamos tecer e construir juntos com cada participante expondo a sua opinião fazendo uso da Arte Visual, da Comunicação, da Música, da Poesia, do Cinema, da Literatura e das múltiplas expressões que a Arboressência Conectiva suscita dentro da Ceccopedagogia da escuta e do diálogo em que as redes de múltiplas conexões vão se formando na livre expressão em cada encontro expondo seus pensamentos, apresentando o resultado da compreensão de cada participante do que foi debatido, escrito ou desenhado e dialogado em cada encontro. O arbor de cada um e cada uma vai se revelando como a árvore natural que somos revelando a nossa essência em que a pedagogia e a psicologia do (re)encontro compõe a Ceccopedagogia intrínseca à práxis de cada CECCO (Centro de Convivência e Cooperativa) de São Paulo-SP.

Contatos:

Instagram: @escritasenarrativas

E-mail: escritasnarradas@gmail.com

WhatsApp: (11)93071-0075

A quem interessar podemos fazer (na modalidade online no primeiro momento) Palestras, Workshop, Mini Cursos e Oficinas  versando sobre Escritas e Narrativas além de ensinar a escrever Crônicas e tecer suas opiniões sobre a realidade atual expressando a sua opinião a partir da  socialização de narrativas sobre aspectos da Cultura, Educação Social e Educomunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre príncipes: dos maquiavélicos aos pequenos

São Paulo, Brasil, 1 5  de setembro de 2025.  Instagram: @escritasenarrativas Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez. Blog  Escritas e...