São Paulo, Brasil, 14 de setembro de 2025.
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Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez.
Blog Escritas e Narrativas.
8. O DISCURSO PEDAGÓGICO ENTRE A ARTE E A CIÊNCIA
Entre a arte e a ciência, acreditamos que o discurso pedagógico deva ser compreendido enquanto “obra de arte” que, como definida por FERREIRA SANTOS (1999: 75) como prática social, é “registro da subjetividade do artista/artesão, que, por sua vez, possui a marca do grupo cultural a qual ele pertence, seja na sua afirmação ou na sua negação contestadora. (...) Assim, o artista (...) possui um papel social, na medida em que a obra, mesmo não dirigida para um público específico, relaciona-se com um público que extraíra dela incontáveis significações e leituras. Pedagogicamente, o artista ensinará seu ofício ou será copiado”.
Dá-se então a importância de analisarmos criticamente o discurso pedagógico em seu contexto em que é difundido, e procurarmos as raízes de sua origem, pois pode-se ver que esse é oriundo, assim como a “obra de arte” da subjetividade do autor e tem incorporada a identidade do âmbito cultural em que está inserido. Devem-se compreender os meandros do discurso pedagógico, para não ficarmos enviesados em nossa prática educativa, negando-o com veemência ou incorporando-o sem a necessária criticidade.
(...)
Continua na próxima postagem!
Gratidão pela leitura!
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