São Paulo, Brasil, 11 de setembro de 2025. Instagram: @escritasenarrativas
Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez. Escritas e Narrativas.
Crônica do dia sobre política (entre esquerda e direita que vigore a sensatez)
Em tempos de julgamentos, revanches e penas a serem cumpridas (acho que já vi esse filme antes, inclusive) nós trazemos abaixo uma proposta de Educação através de uma proposição de Reforço Escolar para que aprendamos de fato o que é política e apreendamos que certos votos não deveriam ser dados e que não é só de esquerda e direita que se vive na sociedade brasileira. Nos bancos escolares e no cotidiano dos professores que resistem pela docência a ideologia não resolve nada. E meu medo hoje é de que a paz esteja ainda distante e que mesmo que não haja golpe a democracia ainda esteja distante. E, para as crianças que estão na escola sem o acesso a uma Educação digna e de qualidade, e suas famílias que ensejam mais que benefícios assistencialistas, a toda essa população de milhões no Brasil está mais do que na hora de chegar a integral anistia (com liberdade de expressão e direitos humanos garantidos).
PENSANDO TAMBÉM EM REFORÇO ESCOLAR
1. Introdução
Acreditando na possibilidade de contribuir com aulas de Reforço Escolar abarcando as disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências, fortalecendo principalmente a alfabetização, letramento e o desenvolvimento do raciocínio matemático vimos apresentar esse Projeto de Reforço.
Consolidando a parceria com o trabalho em sala de aula dos professores titulares e trabalhando habilidades e competências potencializando o desenvolvimento cognitivo e intelectual dos alunos da nossa escola, as aulas de Reforço visam fortalecer o fomento às atividades multi e interdisciplinares que abarcam as áreas do conhecimento trabalhadas em sala de aula.
A ideia da proposição das aulas de Reforço Escolar advém da necessidade existencial de compor e tecer conhecimentos que a humanidade têm construído social, cultural e historicamente. Para contribuir com a capacidade de reforço de cada aluno visamos exercitar o seu potencial e construir saberes que possam ser usados como instrumentos pedagógicos com o advento da construção coletiva, socializada e aprendente das Aulas de Reforço.
Nesse contexto, apresentamos uma proposta de construção coletiva das aulas a que concebemos como Reforço Escolar preconizando a socialização ascendente na tessitura do Reforço atendendo as demandas e necessidades de cada aluno.
2. Justificativa
Se justifica propor aulas de Reforço Escolar para resgatar o humano perdido nesse contexto em que estamos inseridos na contemporaneidade em que nossos alunos são partícipes. Ir para a escola é algo bom? Será que incentivamos o aprendizado prazeroso, diversificado, contextualizado, multicultural e que concebe a nossa diversidade aos nossos alunos?
As aulas de Reforço Escolar buscam responder e serem propositivas a essas indagações e inquietudes que perpassam o imaginário de nós professores que estamos na labuta do incentivo à escolarização dos nossos alunos. A justificativa cabal das Aulas de Reforço é a necessidade de construirmos juntos saberes que dessacralizam a cientificidade propedêutica do conhecimento. Pensamos em formar cientistas e, sobretudo, cidadãos que amam a sua realidade e a transformam. Com a proposição das Aulas de Reforço onde todos podem ser capazes de alcançarem sua sabedoria transformando com solidez e profundidade as suas múltiplas realidades.
Intentamos trabalhar assim para que todos nós tenhamos uma capacidade intrínseca em que o Reforço Escolar possa despertar, alimentar, fomentar e potencializar a leitura e a escrita de múltiplos saberes que norteiam a nossa realidade.
3. Metodologia
A metodologia das Aulas de Reforço consiste em diagnosticar em primeiro lugar as demandas e necessidades de cada aluno. Com isso, o Professor estruturará o seu planejamento de aulas com o que foi levantado e com sua práxis pedagógica trabalhar expositivamente e suscitar a reflexão e a proposição participante dos alunos para que juntos possamos tecer novos saberes.
Fomenta-se a Multi e Interdisciplinaridade Pedagógica para que na alfabetização e no letramento científico estejam presentes alunos curiosos que tenham uma curiosidade epistemológica na busca dos seus saberes.
O Desenvolvimento das Aulas de Reforço com o alicerce e embasamento no conhecimento e no saber caleidoscópico e multifacetado que remete sempre ao cotidiano e a realidade que são vivenciados pelos alunos, agora também inseridos em um processo que potencializa sua capacidade de ver e enxergar o mundo, sendo cidadãos críticos conscientes da importância de buscar conhecimento para o seu crescimento pessoal, comunitário e social.
Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez.
Blog: Escritas e Narrativas.
Instagram: @escritasenarrativas
Nenhum comentário:
Postar um comentário