segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Para que nunca mais se repita...

 São Paulo, Brasil, 08 de setembro de 2025. Instagram: @escritasenarrativas

Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez. Escritas e Narrativas.

Crônica do dia sobre política (entre esquerda e direita que vigore a sensatez)

Os nomes Adolf Hitler e Benito Mussolini estão fora dos livros didáticos, fora das mídias, fora das Redes Sociais, fora da Internet e, enfim, fora da História. 

Como no filme Yesterday (2019) em que os Beatles somem da Internet. 

Só que eis aqui o pulo do gato e o grande x da questão, o cantor Jack Malik (Himesh Patel)

lembrava das músicas do Beatles e compôs a sua fama a partir do legado do quarteto John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr (olha só que nomes mais expressivos e importantes para a história da humanidade do que os expoentes do fascismo e do nazismo). Opa, mas o que são fascismo e nazismo?

Já pensou uma sociedade em que não se pensasse mais sobre esses fatos trágicos da nossa história? 

O problema é queão estamos distantes da realidade da tragédia humana do Holocausto e não podemos apagar essa mancha de sangue eterna em nossa História. O que fazer então? Estudar, compreender e dialogar para que essa história nunca mais se repita.

O filme A Onda (Die Welle, 2008) mostra o professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel)  começando um experimento com os seus alunos para mostrar o quão fácil é manipular as massas na Alemanha moderna sendo que eles não acreditam que uma ditadura poderia surgir na terceira geração após a Segunda Guerra Mundial. O “êxito” do experimento é brutal e agressivo com o controle das mentes fulcral e nevrálgico na escola e nas comunidades em que vivam os alunos.

O texto Memória, Esquecimento e Silêncio de Michaell Pollak (1989) que você pode encontrar no formato PDF gratuito na internet, mostra o silêncio dos sobreviventes da Segunda Guerra Mundial na Alemanha nunca como esquecimento, mas como resistência da Memória. A boniteza do ser que resiste e que contém na sua resiliência o substrato e a substância de que temos as nossas lembranças que envolvem as nossas Memórias.

Não nos esqueceremos nunca! Para que não se repita jamais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre príncipes: dos maquiavélicos aos pequenos

São Paulo, Brasil, 1 5  de setembro de 2025.  Instagram: @escritasenarrativas Artista Professor Daniel Rodrigues Hernandez. Blog  Escritas e...